OS FATORES QUE POSSIBILITARAM UMA GRANDE GUERRA NA REGIÃO DO PARALELO 38°

Os Fatores que Possibilitaram uma Grande Guerra na Região do paralelo 38°



Deifilly Kelly
Luan Reis
Milena Karine
Suélen Rodrigues
Tainah Oliveira
Valéria Cruz
Yasmim Barbosa

Orientador responsável:Yuri Oliveira


ResumoEste trabalho tem o finalidade, de apresentar mostrando como aconteceu a guerra e porque aconteceu o longo conflito e se realmente foi necessário a grande guerra.
Palavras-Chave: Paralelo 38°. Grande Guerra. Conflitos.
Abistract: The factors that enabled the great war was the struggle for Domain and power.

1.0- Fatores que possibilitaram a Guerra:
Tudo começou em 25 e junho, quando soldados norte coreanos atravessaram a linha do paralelo 38°. Assim iniciou-se a guerra da Coréia.No entanto a Guerra Fria, que eclode logo após o término da Segunda guerra mundial, faz dessa linha artificial um lugar de grande tensão internacional. No mesmo dia do ataque norte- coreano o presidente Harry Truman pressiona as Nações Unidas a se pronunciar. O general lança uma contra- ofensiva em 15 de setembro retoma o Seul em 2 de outubro e recua invasores para o norte. Suas tropas conseguiram atravessar o paralelo 38° e atingiram em um mês a fronteira com a china. As tensões  extremas ocasionadas pela guerra da Coréia contribuíram de resto para a caça as bruxas nos EUA .Continua o sonho para muitos, mesmo que na pratica ainda complicado, de que as duas Coréia possam novamente constituir um só país.
A Coréia que antes era um país só, ou melhor, era uma colônia japonesa, sempre governada pelo Japão de 1910 até 1945 e que por sua vez suprimia os coreanos restaurando trabalho obrigatório  forçando os cursos da Coréia como os recursos minerais trazendo assim melhorias para a economia japonesa, fazendo com que vários momentos as relações entre eles ficassem bem difíceis.

Em vários momentos o Japão obrigava os coreanos a terem nomes japoneses, apenas falar a língua japonesa, e não fazerem músicas coreanas. Em fim a vontade do Japão era que os coreanos perdessem sua identidade.
1.1 A Segunda Guerra Mundial:
Com isso veio a Segunda Guerra mundial,  que foi de 1939 e 1945 que o Japão estava do lado da Alemanha e acabou perdendo a guerra e com ajuda de aliados a Coréia viraria dependente após a segunda guerra mundial.
Logo no começo do século XX na guerra fria a china virou comunista, a Alemanha virou soviética e o Japão estava perdendo a segunda guerra mundial. Uma parte da Coréia ficou em domínio da União soviética e a outra parte em domínio Americano que vários Tratados feitos dividindo a Coréia mais nada definitiva, Más para os coreanos foi uma afronta e fizeram várias manifestações contra essas intervenções, os Coreanos só queriam sua dependência e seu próprio governo, Porque os países naquela época estavam em conflito e estavam interferindo  no comando do país.
2.0 O Guerrilheiro Kim IL- Sung:
 Só vivia fugindo por luta contra o império japonês, se tornou líder da Coréia do norte em fevereiro de 1946 com o auxilio dos soviéticos, foi treinado pelo exercito vermelho em 1948 e em 9 de setembro desse mesmo anos foi oficialmente estabelecida a republica popular democrática da  Coréia. No final de 1948 os soviéticos tiraram seus exércitos do norte deixado para traz o Kim IL-Sung fortemente armado, e os americanos com a saída em 1949 abandonaram o sul sem equipar as tropas coreanas que ficou para traz. No começo de 1950 com a viagem de KIM IL-Sung para Moscou em Pequim em busca de apoio para guerra eminente, recebeu todo apoio de Stalin e Mao Tse-tung  , a guerra começou quando a Coréia do norte invadiu a Coréia do sul e unir o pais em um regime socialista, a Coréia do norte teve apoio dos estados unidos e da ONU, enquanto a do norte lutava com a república popular Chinesa e URSS, as batalhas levaram meses não teve vantagens de nenhum dos lados, uma guerra sangrenta, onde ocorreram milhares de mortes durou até 7 de julho de 1953 com a assinatura do armistício, o resultado foi a divisão de uma península coreana em dois lados, para os americanos havia sido uma derrota. Porque quase 200 anos antes era a primeira vez que assinava o armistício, desde então aconteceu vários efeitos de agressão entre a Coréia do norte e do sul que nunca assinaram um acordo de paz.
O país não estava definitivamente dividido, mas estavam em conflitos, e assim, a Coréia do Norte comandada por Kim II-Sung e a Coréia Sul pelo Syngman Rhee os comandantes eram muito nacionalistas e estavam pensando em uma junta novamente e tornar o país em um só, o que não deu muito certo, Porque cada um se achava legitimo, e com isso obteve muitos conflitos.
Com base nos assuntos a derrota da china para o Japão, fez com que a Coréia ficasse livre dos chineses, más como o Japão havia vencido a Coréia, ficou refém dos japoneses, com isso foi criado em outubro de 1897 o império coreano que durou por volta de 14 anos desfecho da guerra russo-japonesa que durou de 1904 até 1905. Uma disputa entre o império do Japão e o império Russo pelo território da Coréia e da Manchúria, que havia terminado com uma derrota humilhante da Rússia. Foi assinado o termo de reconciliação nesse mesmo ano pelo presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que pelo esforço havia ganhado um prêmio Nobel da paz, más para a Coréia do Sul essa paz nunca aconteceu, o imperador da Rússia Nicolau II havia sido executado com a família em 17 de julho de 1918. A mando de Lene que mais tarde criaria a União Soviética. Os primeiros pais socialistas do mundo que durou até 1991, o Japão que perdeu seu território e a Coréia tinha sido ocupada pelos EUA e Rússia que concordaram tornar o mais independente, mas essa questão foi aprofundada pelos lados Sul e Norte
Conclusão:
Contudo, A Coréia do Sul e a Coréia do Norte, nunca chegaram em uma situação de paz, Pois,a vontade da Coréia do Sul de tomar e comandar a Coréia do norte e fazer uma unificação das Coréia. Onde as duas Coréia se dividem é onde as duas querem comandar.
Referências:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerracoreia/
http://www.infoescola.com.br/
http://conflitocoreano.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conferência de Ialta